Anorexia Nervosa

anorexia

Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.

300anorexia_nolita

O que se sente?

Perda de peso em um curto espaço de tempo.
Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões.
Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro.
Parada do ciclo menstrual (amenorréia).
Interesse exagerado por alimentos.
Comer em segredo e mentir a respeito de comida.
Depressão, ansiedade e irritabilidade.
Exercícios físicos em excesso.
Progressivo isolamento da família e amigos.

anorexia

Complicações médicas

Desnutrição e desidratação.
Hipotensão (diminuição da pressão arterial).
Anemia.
Redução da massa muscular.
Intolerância ao frio.
Motilidade gástrica diminuída.
Amenorréia (parada do ciclo menstrual).
Osteoporose (rarefação e fraqueza óssea).
Infertilidade em casos crônicos.

Quais são as causas?

Não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa. Essa síndrome é considerada multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Alguns estudos chamam atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada à ocorrência desses quadros.

Como se desenvolve?

A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto.

A pessoa segue se sentindo gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma. A família às vezes demora para perceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento médico, até que tenham se tornado perigosamente magras e desnutridas.

Como se trata?

O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista, em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares.

Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o médico deve avaliar se o paciente está em risco iminente de vida, requerendo, portanto, hospitalização.

O objetivo primordial do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessário alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doença e com as questões emocionais subjacentes.

Psicoterapia individual, terapia ou orientação familiar, terapia cognitivo-comportamental (uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamentos e comportamentos anormais) são, em geral, muito produtivas.

Para o quadro de anorexia nervosa não há medicação específica indicada. O uso de antidepressivos pode ser eficaz se houver persistência de sintomas de depressão após a recuperação do peso corporal.

O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difícil. O paciente deve permanecer em acompanhamento após melhora dos sintomas para prevenir recaídas.

Como se previne?

Uma diminuição da pressão cultural e familiar com relação à valorização de aspectos físicos, forma corporal e beleza pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É fundamental fornecer informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta “ideal”, pois eles têm um papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares.

anorectica

Estes transtornos alimentares matam? Sim, matam. Já fizeram muitas vítimas. A mais famosa delas foi Karen Carpenter (para mim, uma das maiores cantoras de todos os tempos). Um dia vou fazer um post exclusivo para ela. Mas a sua obsessão em emagrecer levou-a a anorexia e dali a uma parada cardíaca. Antes de morrer, ela já estava estéril e com problemas hormonais.


Veja mais algumas fotos:

Fonte

Mais aqui

43 opiniões sobre “Anorexia Nervosa”

  1. todo doente anoréxico tinha que ver como é feio um corpo tão esquelético, é como ver uma caveira andando. Aprendam a amar seus corpos como dádiva de Deus. Não sejam escravos da própria feiura.

  2. infelismente essa doença è impossivel de ser curada! ;-(

    Mas lembre-se de uma coisa: pra deus nada è impossivel!!!

    abraços

  3. ;-Na verdade naõ sabem q estaõ com essa doença e acham:( que estaõ lindas abafando enquanto isso estaõ precisando de ajuda sinto muita pena.

  4. Muita foto modificada aew, mas é assim mesmo q uma pessoa com anorexia fica
    :(

  5. Essas desgraças das fotos são cadáveres né???? :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick:

  6. Eu sofro de anorexia des dos meus 13 anos e mesmo depois dos tratamentos meu corpo nunca voltou ao normal.Hoje em dia eu vejo como eu perdi o meu tempo com essa doença , e fico com muita vergonha de como o meu corpo esta.

  7. :) eu tenho por mais que as pessoas achen estranho uma serta atração por mulheres muito magras .algumas são lindas

    1. magras assim? vc deve ser doente… mulher bonita, é mulher com carne… sem frescura pra comer. Pior coisa é o cara levar a garota pra comer e ela ficar de frescura, ja passei por MUITO disso. Meninas assim normalmente são chatas pois só se importam com o exterior, esquecendo do interior…

      E para a Agnes: sinto muito pelo seu avô, concordo com tudo o que vc disse. São crianças!!!

  8. eh cara, eh terrivel essa doença… deem uma olhada no meu blog. Foi feito pra isso. beijao :D

  9. eu quero emagrecer,ja pensei em ate provocar o vomito mas dedois dessa to fora. :o

  10. Meu, axo um absurdo uma modelo que , está na kra de todo mundo que ela está doente poder desfilar desse jeito!!!
    Axo que é mais um incentivo pra que ela continue com a doença!!!

  11. Que absurdo… as pessoas com câncer por ai, pessoas NASCENDO com doenças e ai vem um bando de amalucada querendo ficar NA MODA ou BONITA e CRIA uma doença. O que é ridiculo por que não poderiam chamar isso de doença. É uma forma de vida, é pscológico, uma pessoa não vira anorexica… ela primeiro fica paranoica e depois, blz, vira um problema por que dai não consegue parar, mas não é doença. Meu avô sim morreu de DOENÇA. Morreu de cancêr do coração. Do nada, por nada. Ele era uma pessoas maravilhosa que não fumava, não bebia, não fazia merda nenhuma… e morreu. Meninas estúpidas, crianças que não sabem nada da vida e não tem pais para cuidarem delas. Pessoas tristes. Espero realmente que meninas assim se tratem e parem de ocuparem o espaço de pessoas que REALMENTE precisam de atenção.

    1. Não é bem assim. Como alguem pode dizer que elas não são doentes… é o mesmo que dizer que alguem que sofre de estresse é apenas um idiota nervosinho. Vivemos em uma sociedade doente, que produz a doença, e tais pessoas precisam sim de atenção. Muitas vezes possuem até mesmo pais cuidadosos, porém os anorexicos são muito bons para esconder sua doença… dizem que almoçam fora, usam roupas largas, tomam laxantes e outros artificios. Bem, não se trata apenas de uma modinha ou algo assim, mas faz parte de um complexo sistema de imagens que nos são impostas desde muito cedo… Todos devem ser magors para serem bonitos, para serem aceitos, e ideias derivadas.
      Claro que há doenças puramente biologicas, como citado, mas não indica que toda doença tem de ser biologica. Além disso, se a uma possivel causa da doença é a excessiva preocupação com a imagem, simplesmente agredir esta pessoas, ou falar que é frescurinha, não poderá trazer benefício algum para as mesmas…A atenção deve ser prestada, principalmente por profissionais competentes, como psicologos, psiquiatras e nutricionistas.

  12. Eu tambem acho que isso ñ é doença, são um monte de desocupadas, cheias de frescuras, ao infés de se preocupar com o que importa ficam ai com essa frescura de não posso comer isso, nem aquilo se não engordo…
    tanta gente precisando de apoio porque, não anda, ñ fala, ñ vê, e mesmo assim essas “pessoas” ficam ai achando que estão gordas de mais, quando na realidade estão só em pele e osso, e ainda acham que tão lindas,maravilhosas :sick: … eu acho isso um Absurdo.

    1. Absurdo é vocÊ julgam alguém e alguma coisa k não conhece!
      Se cada pessoa só falasse dakilo de sabe n havia tanta bobagem na net…

  13. Aaaaai, até que enfim pessoas que me entendemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm… eu achava que era a única que não ia com a cara dessas meninas e que não achava isso doença. Que alíviooooo. Também acho ridículo esse tipinho de gente. Coitada das pessoas necessitadas.

    Abaixo meninas recaucadinhas :evil: muito mais as meninas normais 8)

  14. Se deus quiser, um dia, vou ser assim. Lindas, lindas s2
    minhas annas e mias s2

  15. O POVA RIR DAS FOTOS MAIS Ñ E PAR RIR PORGUE anorexia E COISA SERRIA….

  16. Tanta gente julgando… so passei pra deixar Parabéns a todos os vocês por serem tão perfeitinhos!

    O ser humano é mesmo …
    Se vimos pessoas que são gordas e obessas é porque comem fast-food e só veem televisão, são “potes…”
    Se vimos pessoas a comer desesperadamente e que vão vomitar, ou simplesmente não comem, são “cadaveres vivos…”

    Respeito a vossa opinião mas não tratem mal quem sofre destas patologias pois estou certa que não sabem do que falam!

    CONSEGUIMOS SEMPRE APONTAR DEFEITOS NOS OUTROS.(com a velha desculpa de que somos humanos…)

  17. eu tenho bulimia e adoro! as veses eu como meu vômito pra ninguem ver quando ñ consigo segurar!

  18. nossa essa mulheres sao uns montros nossa que coisa orrivel :( mais deus criou cada um inigual :angel: bjksssss justin bieber :love:

  19. aff……
    eu gosto mais eh de ter bundão, pernas grossas.
    quando eu tinha meus 14 anos era muito magra e nao gostava, agora com 18 me adoro, afinal temos que gostar de nós mesmos vivemos uma vez só e sou a favor de aproveitar tudo de bom e do melhor como exemplo comer bem.

  20. :sick: :straight: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit: :alien: :evil: :p :whistle: ;-( :lol: ;-( 8) :o :( ^_^ :)

  21. e pppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppesimo esta doensa e o saite tambem :evil: :angel:

  22. How did you make this template? I got a blog as well and my template looks kinda bad so people don’t stay on my blog very long :/.

  23. Eu já tive  Anorexia Nervosa ai já juntou uma depressão profunda eu quase morri cheguei a pesar 38kilos para 1,60 eu fiquei isolada de tudo  me cutucava inteirinha  meu rosto era tudo machucado, fiquei dois anos me tratando melhorei….mas hoje me olho no espelho e me sinto extremamente gorda estou querendo emagrecer de qualquer jeito tomo muito chá verde não como muito só tomo café da manha e eu to com muito medo estou ficando isolada de novo…E o pior que eu parei os tratamento por conta própria não fui mais aos médicos…estou com muito medo…

Os comentários estão encerrados.